Lendas urbanas … Aumento de desempenho na Honda Lead (III)

Na parte anterior tivemos a inserção de um filtro de ar esportivo / mais permissivo.

Vamos seguindo agora com a inclusão do escapamento já que com uma entrada maior e com a leitura das sondas (maior entrada de combustível), a Lead está “comendo” mais e precisa ter também facilidade de por tudo isso para fora.

Sem ser diferente, fomos procurar por algo bonito, com durabilidade, preço plausível e com nome no mercado. Um fator importante nesse tipo de substituição é o fator peso que deve ser menor que o original; no nosso caso preciso 1 quilo.

DOS FATOS

Escolhemos o escapamento Coyote Trs Tri-oval preto fabricado pela RONCAR que assim declara seu produto :

Escapes esportivos confeccionados em alumínio polido ou preto no formato de 3 lados (trioval). Proporciona melhor performance em médios e altos rpms, favorecendo a subida rápida de giro, retomada de velocidade, menor giro do motor em velocidades de cruzeiro, devido a menor restrição, o que contribui para um menor desgaste das peças internas do motor. Ideal para quem quer maior agilidade e performance na cidade ou estrada, com uma pilotagem mais esportiva. Proporciona um ronco encorpado e grosso, dando a impressão de ser uma moto de maior cilindrada.Para motos injetadas: Não foi necessário nenhum ajuste na regulagem da injeção, para obter melhor desempenho em nossos testes realizados. Porém caso perceba alguma anormalidade de funcionamento como perda de potencia, estouros excessivos nas reduzidas ou falhas em aceleração (engasgos), procure uma autorizada mais próxima, para a conferência da mistura ar/combustível.

Como dissemos anteriormente o nosso juiz seria o dinamômetro do BOI Motos da Rua Clodomiro Amazonas, 470 – Itaim Bibi, é esse foi o caso.

Medimos a Honda Lead com um filtro de ar tipo esportivo, trocamos o escapamento original pelo esportivo,  e voltamos a medi-la novamente.

DAS CONCLUSÕES

De forma impressionante, comparando com as medidas originais, tivemos uma melhora de 9% no desempenho; evidentemente já computando aquele 1% conseguido com o filtro.

Nesse ponto já estamos ansiosos com a futura intervenção de um novo espaçador das polias trabalhado …

Ao fim das matérias teremos um vídeo das medições ! Aguardem …

Lendas urbanas … Aumento de desempenho na Honda Lead (III)