Scooter Čezeta comemora seu 60º aniversário vindo elétrico

Um dos mais idiossincráticos desenhos de scooters europeus da época da Guerra Fria está recebendo uma nova concessão de vida. O scooter elétrico Čezeta tipo 506 entra em produção para uma série limitada de réplicas modernas construídas à mão, de alta tecnologia e exclusivas que ainda parecem tão originais quanto o original fazia há 60 anos.

Há mais de 20 anos que a empresa checa Česká Zbrojovka Strakonice (mais conhecida como ČZ) abandonou a produção de motocicletas, deixando para trás uma herança de corridas que inclui sete Motocross 250 e 500 cc Campeonatos Mundiais na década de 1960, inúmeras vitórias no International Six Days Trials, e uma presença competitiva Grand Prix na década de 1950.

Uma vez entre os maiores fabricantes de motos da Europa, ČZ produziu o scooter original Čezeta de 1957 até 1964, em uma série que incluiu o modelo 501, seguido pelo 502 e 505 triciclo. Alimentado por um cilindro unico de 175 cc dois tempos, o scooter checo ganhou uma reputação por sua confiabilidade, bem como o design peculiar por sua frente que ganhou o apelido de “porco”.

O moderno Čezeta tem muito pouco a ver com ČZ. Em vez disso, Čezeta Motors foi fundada por um inglês chamado Neil Eamonn Smith, que começou a projetar uma versão elétrica moderna de sua amada scooter desde 2013. No processo a nova empresa  em 2016 em Prostějov, perto da capital da República Checa, Praga.

Nomeado como a continuação lógica de uma linha que parou 54 anos há em Tipo 505, o 506 retem o projeto original. Sob os olhares, porém, a versão moderna é construída em torno de um quadro tubular, vestido com trajes compostos – enquanto o original usado um quadro monocasco que, exatamente como a Vespa, dobrou como carroçaria. Os planos iniciais de Smith consideravam a moldura monocasco, mas ela foi prontamente descartada depois que sua produção foi calculada como muito dispendiosa para fazer sentido. Mesmo sem o projeto original do chassi, o 506 consegue fazer uma impressão. Não só seus olhares permanecem completamente diferentes de qualquer outra coisa no mundo de hoje da motocicleta, mas há alguma tecnologia muito interessante envolvida também.

O novo Čezeta é alimentado por um motor elétrico de 11 kW (14,8 hp), que atinge uma velocidade máxima de 120 km / h, acelerando de 0 a 60 em apenas 3,2 segundos. Estes números colocariam a vergonha a maioria de scooters na classe de licença A1 européia de condução (até 125 cc e 11 kW), onde o 506 é classificado oficialmente, e seria mesmo comparável com scooters de 300 cc

O motor é equipado com um avançado sistema de gestão eletrônica que foi desenvolvido em casa com a assistência da Faculdade de Engenharia Elétrica na Universidade Charles de Praga. Isso inclui um seletor dinâmico de quatro mapas que permite ao piloto ajustar a saída de torque do motor para o modo completo, cidade ou chuva e inclui uma marcha inversa que fará mover o scooter de 147 kg (324 lb) para trás – Mesmo em uma inclinação.

Čezeta também introduz o acelerador de dois sentidos Sway, uma instalação patenteada que permite que o regulador de pressão para girar para a frente, caso em que ele cria freio motor eletromecânico. Este efeito simula a acção de travagem de um motor típico de quatro tempos ao desacelerar em marcha com o acelerador fechado, e no caso de Čezeta ele também carrega a bateria através de um sistema de recuperação de energia cinética. A empresa sugere que esta função pode aumentar a autonomia da bateria em até 15%. Ele também cria uma nova ação à direita, como até agora nenhum motociclista está acostumado a rolar o acelerador para a frente ao mesmo tempo apertar o nível do freio dianteiro. Isso deve ser interessante.

A bateria é feita de células Panasonic 18650 LiFeYPO4, e vem em duas versões. O Čezeta 506/01 é alimentado por um pacote de 4 kWh / 84 V, enquanto o 506/02 mais potente goza de 6 kWh / 84 V. O sistema interno de gestão de bateria desenvolvido inclui um 1,8 kW carregador on-board que trará o A 80 por cento em duas (4 kWh) ou três (6 kWh) horas, conectado a uma tomada doméstica padrão – com um carregador rápido que pode conseguir o mesmo resultado em apenas 30 minutos.

A escolha entre as opções de bateria traduz-se em diferenças visíveis na aceleração, velocidade máxima e alcance. O 506/01 pode ir até 85 km / h com um alcance de 80-100 km (50-62 mi), enquanto o pacote maior do 506/02 torna possível a 120 km / h (74,6 mph ) Velocidade máxima, com uma escala que pode ir até 150 quilômetros (93.2 milhas). Os planos futuros incluem um reboque stylish que possa carregar baterias extra para estender a escala até 250 quilômetros (155.3 milhas).

Čezeta propõe uma lista muito interessante de equipamentos opcionais, incluindo um farol LED adaptável que parece suspeitamente como o JW Speaker Modelo 8790 que a New Atlas testou no ano passado. Um sistema de alto-falante Bluetooth e uma atualização de aplicativo GPS / GSM para o sistema de gerenciamento central trazem conectividade de smartphone para a mistura.

Por enquanto, o Čezeta Type 506 foi licenciado apenas para a União Europeia, com planos de expansão em 2018 para os EUA, Austrália e Ásia. O plano inicial prevê um total de 600 scooters feitos à mão, com Čezeta oferecendo a opção de alugar ou comprar a bateria. O preço de partida para o modelo 506/01 de baixa potência é de 7.640 € (cerca de US $ 8.200) com as baterias arrendadas – comprar a fonte de alimentação e jogar mais equipamento pode facilmente duplicar esta factura.

***

Fonte: Čezeta Motors

Scooter Čezeta comemora seu 60º aniversário vindo elétrico